Slackware 15
Anunciado no início do mês de dezembro a RC2 (Release Candidate 2) da distribuição mais antiga ainda em desenvolvimento, Slackware Linux, tem recebido nos últimos dias atualizações de pacotes, ajustes e patches de segurança.
Sem uma data certa para lançamento, mas acredita-se que nos primeiros meses de 2022, a distribuição, que se divide em 'stable' e 'current', é conhecida pela estabilidade e solidez da versão estável.
A última versão lançada, a 14.2, foi disponibilizada em meados de 2016. De lá para cá o sistema recebeu atualizações para correções de bugs e falhas de segurança. Mesmo assim o desenvolvimento da próxima versão continuou em desnevolvimento, se mantendo atual para aqueles usuários que resolvem utilizá-la durante todo esse tempo. Embora mais instável e em constante mudança, seja em bibliotecas, recursos, drivers e/ou rotas usadas pelo sistema, a versão 'current', na maioria do tempo, pode ser utilizada de forma informal e caseira, bastanto o usuário se manter atendo aos logs de lançamento das atualizações. Mas lembrando que a distribuição estável ainda é a mais indicada para um ambiente de produção, como servidores web e de arquivos.
Uma boa prática para estes usuários é atualizar o sistema por completo, depois limpar os pacotes abandonados pela distro através dos comandos:
# slackpkg update
# slackpkg upgrade-all
# slckpkg clean-system
O site oficial do Slackware disponibiliza apenas as versões estáveis, mas um dos usuários que colaboram no desenvolvimento, o AlienBob, mantem uma ISO da versão 'current' atualizada praticamente todo dia que saem updates e upgrades. Ele também disponibiliza uma ISO "mini" com o básico da versão 'current' para iniciar um sistema e resolver possíveis problemas de configuração. Basta usá-lo em um pendrive para iniciar a máquina via USB.